Projeto de Pesquisa IFMS: Bioprospecção De Espécies Nativas Bioativas Como Alternativa Para Controle De Aedes Aegypti
O mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti (L.) (Diptera: Culicidae), já apresenta resistência a inseticidas utilizadas em programas de saúde do governo, portanto há a necessidade de se concentrar na busca de plantas medicinais da flora brasileira com potencial inseticida para controle populacional do vetor. O principal objetivo deste estudo é analisar o efeito inseticida de algumas espécies vegetais da região do Pantanal Sul, em larvas, pupas e formas adultas de Aedes aegypti (L.) (Diptera: Culicidae).
Contato
Rua Pedro de Medeiros, Popular Velha, Corumbá - MS, 79310-110 +55 (67) 92020-0200 [email protected] https://www.ifms.edu.br/campi/campus-corumba- Principais problemas públicos que visam responder
- Saúde Pública e Bem-Estar
- Educação e Cultura
- Respostas ou soluções colocadas em
prática para responder ao problema público
Analisar o efeito inseticida de algumas espécies vegetais da região do Pantanal Sul, em larvas, pupas e formas adultas de Aedes aegypti (L.) (Diptera: Culicidae). As coletas botânicas serão realizadas no Parque Municipal das Piraputangas, em Corumbá-MS, uma região localizada no Maciço do Urucum com ampla variedade de fitofisionomias. O material será levado ao laboratório para secagem em estufa e triturado para obtenção de pó, extrato aquoso, etanólico e óleo essencial. Ovos de A. aegypti serão obtidos por meio de ovitrampas, com eclosão controlada em laboratório.espera-se obter incremento quanto à potencialidade inseticida das plantas da região, subsidiando futuros estudos que visem à produção de novos compostos para combate ao vetor.
-
Data de atualização
21/08/2024 15:10
- |Agentes públicos, pesquisadores voluntários, pesquisadores bolsistas.
- | Educação Ambiental
- | Saúde
- Comunidades
- Governo
- Adultos
- |Local
- Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
- Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
- Prefeitura Municipal de Corumbá