Projeto de pesquisa IFMS: Xadrez como recurso de educação inclusiva

Projeto de pesquisa IFMS: Xadrez como recurso de educação inclusiva

Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar os benefícios relacionados com aprendizagem, desenvolvimento e inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) por meio da prática do jogo de xadrez.

Contacto

Rua Pedro Medeiros, Popular Velha, Corumbá - MS, 79310-11 +55 (67) 20200-200 [email protected] https://www.ifms.edu.br/campi/campus-corumba/
  • Principales problemas públicos que pretenden dar respuesta
  • Inclusão de pessoas com deficiência e necessidades educacionais específicas
  • Educação e Cultura
  • Respuestas o soluciones puestas en marcha para dar respuesta al problema público

    Analisar os benefícios relacionados com aprendizagem, desenvolvimento e inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) por meio da prática do jogo de xadrez. Para alcançar tal objetivo os estudantes com NEE do campus Corumbá do IFMS serão convidados a participar de oficinas extracurriculares relacionadas com as regras do xadrez. Neste momento as dificuldades de cada estudante serão mapeadas e elaboradas estratégias em conjunto com docentes das disciplinas de Matemática e Educação Física. Como última etapa, os estudantes das oficinas deverão orientar outros estudantes do campus sobre as regras de xadrez. Como resultados, espera-se ser possível alcançar uma melhor interação entre escola e alunos bem como os colegas de classes, tendo a oportunidade de crescimento na aquisição de competências acadêmicas e sociais. 

  • Actualización de datos

    21/08/2024 15:58

público movilizado
  • |Agentes públicos, pesquisadores voluntários, pesquisadores bolsistas.
Experiencia en el área
  • | Educação
  • | Cultura e arte
  • | Esporte
Público-objetivo
  • Crianças e adolescentes
  • Jovens
Escala
  • |Local
Socios
Financieros
  • Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Soporta
  • Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
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