Projeto de pesquisa IFMS: Xadrez como recurso de educação inclusiva
Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar os benefícios relacionados com aprendizagem, desenvolvimento e inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) por meio da prática do jogo de xadrez.
Contato
Rua Pedro Medeiros, Popular Velha, Corumbá - MS, 79310-11 +55 (67) 20200-200 [email protected] https://www.ifms.edu.br/campi/campus-corumba/- Principais problemas públicos que visam responder
- Inclusão de pessoas com deficiência e necessidades educacionais específicas
- Educação e Cultura
- Respostas ou soluções colocadas em
prática para responder ao problema público
Analisar os benefícios relacionados com aprendizagem, desenvolvimento e inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) por meio da prática do jogo de xadrez. Para alcançar tal objetivo os estudantes com NEE do campus Corumbá do IFMS serão convidados a participar de oficinas extracurriculares relacionadas com as regras do xadrez. Neste momento as dificuldades de cada estudante serão mapeadas e elaboradas estratégias em conjunto com docentes das disciplinas de Matemática e Educação Física. Como última etapa, os estudantes das oficinas deverão orientar outros estudantes do campus sobre as regras de xadrez. Como resultados, espera-se ser possível alcançar uma melhor interação entre escola e alunos bem como os colegas de classes, tendo a oportunidade de crescimento na aquisição de competências acadêmicas e sociais.
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Data de atualização
21/08/2024 15:58
- |Agentes públicos, pesquisadores voluntários, pesquisadores bolsistas.
- | Educação
- | Cultura e arte
- | Esporte
- Crianças e adolescentes
- Jovens
- |Local
- Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
- Instituto Federal de Mato Grosso do Sul